Publicado por: Patsy | fevereiro 5, 2008

“Exercício de Humildade” – Paraty –

Esqueça o salto alto!

paraty6.jpg

 

Essa foto feia é onde você irá andar no centro histórico de Paraty, são pedras grandes e até escorregadias em dias de chuva, a melhor forma de encarar é usando um bom tênis, eu andei alguns dias de rasteirinha e até foi bom, mas havainas, hum 🙄 você corre o risco de ficar descalço ou pior torcer o pé.


O centro histórico é uma gracinha! Repleto de lojas bacanas, com artesanatos locais, lojas de biquínis e roupas “customizadas”, mas tem um problema. Sim, isso mesmo, as pedras! Caminhas pelo centrinho como se estivesse em um shopping é pedir para parar no chão, em Paraty caminha-se devagar e olhando para o chão.

paraty5.jpg

Eu tomava muito cuidado, porque um pé torcido é sinal de final de férias, acesso a deficiente físico não há, então o único jeito é ir caminhando e olhando para o chão, em poucos momentos de ousadia caminhava e espiava as lojas, mas o certo é parar em cada loja, caso contrário não tem como olhar e caminhar! Esta difícil não? Que nada, tudo é um exercício de humildade e paciência, e quem esta com pressa mesmo? Eu não estava e curti muito.

paraty4.jpg

 

Acima mais uma fachada das casas no centro histórico.

E aqui seguem duas fotos do percurso da pousada até chegar ao centro, atravessando uma ponte pequena que passa por um rio.

paraty2.jpg

 

paraty1.jpg

 

Eu escutei que Paraty é a Veneza brasileira, achei engraçado, mas a beira desse rio há muitos barcos e algumas pousadas tem deck e você pode comer ou pegar um barquinho para passeio.

paraty3.jpg paraty7.jpg
Brasão de Paraty e prédio da capitania dos portos

 

Curiosidades:

  • Relação de filmes gravados em Paraty.
Responses

  1. Tenho lembraças muito lindas de Paraty!!! A-DO-RO!!!

    Mas as pedrinhas dão trabalho mesmo!!! :mrgreen:

    Bjs,
    Carla

  2. Eu sei, eu sei, estou me tornando repetitiva, e os posts de Paraty não acabam mais 😀

    Carla, eu quero guardar aqui também no blog minhas lindas lembranças de Paraty.

    :mrgreen:

  3. Paraty é um dos meus lugares favoritos, Patsy! Você vai embora e já fica com o coração apertado…À noite tudo não fica lindo com a iluminação?

  4. Ecomília! ahh a iluminação é linda mesmo, e eles tiraram todos os fios, tudo pra baixo da terra igual na Oscar Freire, que luxo :mrgreen:

  5. Patsy, Parati é mesmo linda, dia e noite – e tem uma gastronomia deliciosa! Essas pedras já me deram um trabalho danado – especialmente numa vez em que resolvemos ir de repente de Ubatuba pra lá, meio de improviso, e eu com plataforma… 😦 Mas as pedrinhas são parte do charme da cidade, não??? beijocas

  6. Putz, morri de rir com o título do post pois me fez lembrar a primeira vez que eu estive em Paraty (muito tempo atrás) e achava que andar nas ruas de pedra seria + ou – como caminhar pelas péssimas calçadas de São Paulo ou andar sobre paralelepípidos. Como a viagem aconteceu por acaso e em cima da hora, eu, que nã descia do salto alto em momento algum e detestava tênis, achei que minha bota estava velhinha para usar em uma viagem tão bacana e COMPREI UMA BOTA NOVA que, logicamente, foi dstruída pelas pedras do centro histórico antes mesmo que a primeira parcela tivesse sido paga. Sem contar os diversos tombos que tomei e que não conseguia acompanhar a turma porque o salto, que nem era tão fino, engaixava entre os espaços de uma pedra e outra. Meu grande mico de viagem… Meso assim, Paraty foi um dos lugares mais lindos que já estive e amo muito!
    Bjs

  7. 😀 😀 😀
    :mrgreen:

    Débora, sua história é muito boa, é melhor do que a plataforma da Mari 😉

    Pois é, difícil caminhar lá, eu disse essa frase, nossa aqui é um exercício de humildade e minha amiga ria muito, falando e olhando pro chão, porque nem vitrine 🙄 pode-se olhar direito sem cair ou dar um tropeção…kkkk

    A beleza do lugar completa, as praias, ilhas e restaurantes descolados!

    E ainda tem mais… praia e cachoeira, mas as aulas começaram e o meu ritmo fica mais lento.

    Beijinhos pra vocês 🙂

  8. É, Patsy, hoje eu dou risada mas confesso que naquela ocasião tudo que eu mais queria era que chegasse o dia de vir embora. Estava chovendo e fazia um pouco frio, a única saída era usar a tal bota durante o dia também. :o(
    Paraty é lindo! Estou programando passar um fds por lá ainda em fevereiro.
    Bjs

  9. Essa é uma das cidades mais aconchegantes e interessantes do Estado do Rio de Janeiro, ainda que pequenina e que se conheça em dois dias. Mas os passeios de barco que se fazem a partir do canal de Paraty ou de seu porto, são um espetáculo!

    E que cidade fotogênica essa, hem?

    Abraços.

    Se puder dar uma passadinha no FATOS & FOTOS de Viagens, verá algumas novidades e uma matéria sobre TAORMINA, na Sicília, Itália.

    Te vejo lá!

  10. Patsy

    Ainda não conheço Paraty, mas tenho que certeza de que vou adorar! Acho o máximo centros históricos com ruas de pedras! Mas depois de um vexame similar ao da Débora pelas cidadezinhas italianas, faz muito tempo que não sei o que é usar salto! Na minha mala só entra tênis e havaianas!

    Bjs

  11. Arnaldo,
    É muito aconchegante mesmo! E em falar em aconchegante Tormina é linda e também parece ser aconchegante eu fui conferir pelas suas fotos 😉

    Luisa.
    É muito legal o centro histórico e as praias, as ilhas, combinação perfeita. Eu que não dispenso um salto alto, fico na rasteirinha e tênis também, que não sou boba nem nada :mrgreen:

  12. Aahhh que saudade de Paraty… Ler seu post me fez reviver alguns momentos muito bons naquela cidade incrível!

    Parabéns pelo post e pelo blog!


Deixe um comentário

Categorias

